G3 & G36

Heckler & Koch G3 e G36

 

A linha Gewehr 3 (G3) (em alemão: Gewehr 3) da Heckler & Koch e adaptada pela Bundeswehr em 1959Encontra-se atualmente em utilização por vários países à volta do mundo.

No Brasil é utilizada esporadicamente por Forças Policiais, em geral material apreendido nos morros cariocas.Foi de uso oficial da FAB até o ano de 1978 depois sendo substituido por outro fuzil da mesma fabricante o modelo G33 em calibre 5,56 Nato.



O padrão do exército alemão Bundeswehr até 1997, e continua a ser utilizada por vários exércitos nacionais.A G3 é tipicamente um fuzil de calibre 7,62 mm NATO, capaz de fogo semi-automático ou totalmente automático com um cartucho desmontável. Pode ainda ser anexada uma baioneta à G3, assim como um dispositivo lança-granadas.Foi desenvolvida pelos engenheiros da Mauser, após terem passado algum tempo na Espanha a trabalhar para outros fabricantes de armas nesse mesmo país. Ajudaram a criar o fuzil CETME e levaram-na de volta para a AlemanhaDe fato, por algum tempo as G3 tiveram a palavra "CETME" estampada num dos lados; o design levou contudo várias modificações, como por exemplo, a CETME tinha um apoio em madeira e a G3 não.





Durante o começo e meados de 1950 a RFA (Alemanha Ocidental), bem como outros paises da OTAN, teve necessidade de rearmar seus exércitos com o cartucho padrão 7,62x51mm. Inicialmente os alemães preferiram o FN FAL belga, eles o aprovaram com a designação G1 em 1956. Devido a razões óbvias a Alemanha queria fabricá-los em seu próprio território e tentou comprar a licença de fabricação do FAL, mas a Bélgica rejeitou o pedido, daí a Alemanha se voltou para outro projeto, derivado do CETME espanhol.A Alemanha comprou a licença de fabricação e transferiu o projecto para a empresa Heckler & Koch, situada em Oberndorf, com algumas modificações. O projecto de espingarda foi aprovado pelo Bundeswehr sob designação de G-3 (Gewehr 3) em 1959, sendo esta usada desde essa data até 1995 pelo exercito alemão, e não só. A G-3 e suas diversas versões são a principal arma de mais de 50 paises, entre eles: Grécia, Irã, México, Noruega, Paquistão, Portugal, Suécia, Turquia. Nos últimos 40 anos ele tem sido produzido na Grécia, Paquistão, Irã, Turquia e Portugal.O grande motivo da popularidade da espingarda G-3 é que ela é de construção e manutenção mais simples e barata que seus principais rivais contemporâneos, a FN FAL e a americana M-14. A HK continuou sua produção até idos de 2000-2001, quando ela desapareceu dos catálogos da empresa.No entanto, a HK ainda produz uma gama de armas que tem como base a G-3, como a submetralhadora HK MP-5 de calibre 9mm OTAN, a HK33 de calibre 5,56 mm, as HK-23 e HK-21, metralhadoras em calibre 7.62, além do fuzil de precisão PSG-1 (também em calibre 7.62), entre outros. Em geral o G-3 é um rifle como um dos melhores fuzis de assalto 7,62 do mundo, ele é versátil, confiável, controlável e não dispendioso, e também é muito popular no mercado civil, sendo que só foi produzido para operar em semi-automático conhecido, inicialmente como HK-41 e mais tarde como HK-91.

O G-3 funciona com o sistema ação de recuo simples retardado também conhecido como delayed blowback, sendo que nele há dois roletes que atrasam a abertura da culatra. Esse sistema foi desenvolvido na Mauser no final da 2ª guerra mundial e refinado na Espanha.

 
O fuzil tem a maior parte de seus componentes feita em aço estampado por isso sua construção é menos complicada que seus contemporâneos.O G-3 é feito em aço estampado quase em sua totalidade, a caixa da culatra é feita em chapas de aço, a empunhadura, o gatilho e sua unidade de habitação são ou em aço, o guarda-mato também é feito em aço estampado, sendo que em 1960 houve uma atualização e passou-se a fazer algumas partes da arma em polímero como o guarda-mato e a unidade de habitação do gatilho, essas atualizações receberam o nome de G-3A3 e G-3A4.

No final de 2011 A HK através de sua subsidiária em Luxemburgo fez um contrato de aquisição para a Umbrella corporação do Brasil.


A empresa teve necessidade de adotar uma nova arma no inicio de 2012, por conta do Bioterrorismo. No entanto as possibilidades não eram muitas.Os Estados Unidos e a OTAN mantinham um claro embargo a USS durante os eventos da Umbrella Corporation desde 1998 em Racoon City. Portanto, a escolha tinha que recair sobre uma arma fornecida por um país que estivesse na disposição de transferir a tecnologia para a fabricação da arma no Brasil e a escolha foi pela arma alemã, que passou a ser fabricada no Brasil pela Umbrella Corporação do Brasil em combate a partir de 2013, em comparação com as antigas armas ligeiras era vista como extremamente sofisticada.


















Em 2014 a Heckler & Koch G36, foi a substituta lógica da  Heckler & Koch G3.. 


Com novas características : fogo normal - cada disparo necessita de um aperto no gatilho. semi-automática - podendo usar a energia do disparo para recarregar uma nova bala, ou através de um sistema mecânico próprio, sendo que seu principal uso se deu pelos revólveres a tambor. automática - usa a energia do disparo para expelir e ejetar o cartucho (cápsula) e recarregar uma nova bala. O termo pode ser usado para se referir a uma arma semi-automática, que atira um projétil por aperto do gatilho, ou às completamente automáticas, que atiram enquanto o gatilho estiver puxado (ou outro dispositivo de ativação) e tiver munição.







Tipo
Espingarda de fogo seletivo
Local de origem
História operacional

G3 1958-1997
G36 2014-20?? 
Histórico de produção
Criador
CETME/Mauser/H&K
Data de criação
Variantes
de A1 a A7
Especificações
Peso
4,4kg (descarregada)
Comprimento
1026 mm
Comprimento
do cano
450 mm
7.62 × 51 mm NATO
600 tpm
Velocidade de saída
790 m/s
Alcance efetivo
450 a 630 m
Sistema de suprimento
carregador de 20, 40 e 60 munições
Mira
alça e olho de mira






Comandante Lupo 
USS-ID-981011131041512
Ex- Esquadrão Wolfpack
Atual - Infantaria/SPO W087
USSRank:Capitão
















Comentários

  1. Muito legal, a UCB quebrando esse preconceito do povo brasileiro, que diz que arma é coisa de bandido... Agora só falta as fichas de pistolas e revólveres, ;D flw

    ResponderExcluir
  2. Os políticos e senhores dos Direitos Humanos, deveriam adotar uma política de adoção desses santinhos " Bandidos Menores de idade " e leva-los para suas casas
    Faltaram alguns detalhes nesse site, mas está bem legal! precisamos acordar o povo para se proteger pois o ESTADO no existe mais , faço um apelo a TODO BRASILEIRO ..PROTEJA SUA FAMÍLIA, ARME-SE!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Infelizmente caro cidadão já deu pra notar que a política de segurança pública está completamente falida.

      não dá mais pra esconder a ineficiencia desse modelo fascista de segurança que só privilegia os interesses da propriedade privada, do capital e dos privilegiados parasitas e trata os problemas sociais como caso de polícia.

      chegou a hora de mobilizar a sociedade para um debate profundo sobre como vamos desmobilizar o aparato repressor do estado e instituir uma nova Força Pública de Segurança que não seja gerida pelo estado mas, sim, pela sociedade democrática, através de um conselho democrático eleito pela população, e que seja comprometida com os direitos humanos, a Constituição e a nossa Democracia.

      Excluir

Postar um comentário

ATENÇÂO
Comentarios Com Spam / Bug / Cheat / Hack / Ofensa / Racismo / Terrorismo / Apologia a Drogas e a Violência. Qualquer Incumprimento destas regras, envolvidos serão bloqueados sem qualquer aviso.

Recursos Humanos
Rockbar Corporation©

Postagens mais visitadas